sábado, 18 de maio de 2013

Eventos vão alertar para o combate ao abuso de crianças em Mogi

Na quinta-feira (16) vai ser lançada campanha de conscientização.
Região central, Jundiapeba e Jardim Aeroporto III terão atividades.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Comente agora
A mobilização para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, começa nesta quinta-feira (16) em Mogi das Cruzes. A Prefeitura fez parcerias com órgãos e instituições sociais para divulgar ações preventivas e dar orientações.
Na quinta-feira (16), às 10h, vai ser lançada a Campanha de Conscientização de Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Crianças e Adolescentes. A iniciativa é uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Câmara e da Prefeitura. O objetivo é incentivar denúncias de crimes que envolvam a exploração e abuso de crianças e adolescentes e informar comerciantes sobre a lei municipal que exige que cartazes de alerta estejam visíveis em estabelecimentos comerciais.
A Lei Municipal 6.664/12 determina que os comércios do município divulguem mensagem com a informação de que a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes são crimes e devem ser denunciados. A mensagem, conforme legislação federal, deve vir nos idiomas português, inglês e espanhol e com a divulgação dos telefones para denúncias. A Prefeitura disponibiliza o modelo do cartaz para impressão. Os comerciantes que não se adequarem podem ser multados.

A lei vale em hotéis, motéis, pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem; bares, restaurantes, lanchonetes e similares; casas noturnas; clubes sociais e associações recreativas ou desportivas; salões de beleza, agência de modelos, casas de massagem, saunas, academias de fisiculturismo, dança, ginásticas e atividades físicas correlatas; outros estabelecimentos comerciais que ofereçam serviços voltados ao mercado ou ao culto da estética pessoal; e postos de gasolina e demais locais de acesso público que fiquem perto das rodovias.
Outras atividades
Na sexta-feira (17), o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas e o Conselho Tutelar de Brás Cubas promovem várias atividades para lembrar a data. Às 9h, o grupo se concentrará na Praça Coronel Almeida para uma caminhada pelo calçadão da Rua Doutor Paulo Frontin até o Largo do Rosário, no Centro. Às 14 horas, a mesma ação se repete no Jardim Aeroporto III, com saída da Rua Tonga (em frente ao Posto de Saúde) e chegada na Avenida Pantaleão Trandafilov.
No Distrito de Jundiapeba, várias ações também serão desenvolvidas no Largo da Feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Haverá apresentações teatrais, bandas, grupos de capoeira e tendas temáticas. O trabalho contará com a presença de escolas municipais, estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. “Estamos pedindo que as pessoas participem e que, quem puder, use amarelo, que é a cor símbolo da ‘Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’”, explica a médica Tereza Nihei, que faz parte do Comitê Municipal.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário